Chama-se travão ao engenho usado para parar (travar), um corpo ou veículo em movimento.
1. Os travões de disco são usados na generalidade, nas rodas da frente dos carros, dado serem os mais eficientes e com menos tendência a assentar (perder o poder de travagem) quando aquecem. A pressão de travagem força os blocos dos travões contra ambos os lados de um disco de aço que gira com a roda.
2. Os travões de tambor são geralmente instalados nas rodas traseiras dos carros ou em todas as rodas de alguns veículos de passageiros e de carga. A pressão de travagem, força as maxilas dos travões a expandir até um tambor que gira com as rodas. As maxilas de travões estão sujeitas a um forte atrito, pelo que são revestidas com material aderente e resistente ao desgaste
Num veículo automóvel, o sistema de travagem principal trabalha hidraulicamente, quando o condutor pressiona o pedal do travão e a pressão de um líquido de circuito, força os pistões a aplicar os travões em cada roda.
São usuais dois tipos de travões de carros, os travões de disco e os travões de tambor.
É o dispositivo usado para “desligar” eixos de rotação, usada principalmente no sistema de transmissão dos automóveis.
Num automóvel de mudanças manuais, o condutor pressiona a embraiagem quando muda de mudança, desfazendo assim a ligação entre o motor e a caixa de velocidades.
A embraiagem é formada por dois pratos principais, um prato de pressão e um prato de tracção, que é montado num veio que conduz à caixa de velocidades.
Quando se acciona a embraiagem, o prato de pressão pressiona o prato de tracção, e a tracção vai para a caixa de velocidades.
Deixando de pressionar a embraiagem alivia o prato de pressão, afastando-o e libertando o prato de tracção.
A ideia surgiu quando se constatou que em mais de 85% dos casos, a rectificação para alisamento dos discos, não ultrapassa os limites de segurança em termos de resistência do material, que essa rectificação pode ser compensada com o material de desgaste a aplicar e que, em termos de operacionalidade e de fiabilidade, o material tratado retoma as características técnicas de novo.
Desta forma e considerando o conhecimento dos promotores neste tipo de equipamentos, a Unidade Industria, a criar,l propõe-se efectuar o reacondicionamento dos travões e embraiagens não só de veículos automóvel como de outras máquinas industriais e agrícolas.
A Auto Travões Viseu – R.T.E., Lda. pratica uma gestão centrada na qualidade e baseada no empenhamento de todos os seus colaboradores.
Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades que temos para si
Auto Travões Viseu, dedica-se à fabricação e comercialização de calços para camiões, comerciais, ligeiros e veículos industriais.
Estamos disponíveis para qualquer solicitação, entre em contacto connosco.
Copyright © 2022. Todos os Direitos Reservados